Pessoa Fictícia com Dados Aleatórios em Java

 

Pessoa Fictícia com Dados Aleatórios em Java

A criação de dados aleatórios é uma prática útil em programação para simular cenários ou testar aplicações. Neste artigo, vamos explorar um exemplo em Java que gera informações de uma pessoa fictícia, como idade, peso, altura e salário. Além disso, o nome da pessoa será formado por quatro letras aleatórias. Esse exercício utiliza a classe Random para gerar dados, proporcionando uma introdução às funções de aleatoriedade na linguagem Java.

Abaixo está o código Java que implementa essa funcionalidade:

import java.util.Random;

public class Main {
public static void main(String[] args) {
Random random = new Random();

int idade = 18 + random.nextInt(63);
double peso = 50 + (random.nextDouble() * 50);
double altura = 1.5 + (random.nextDouble() * 0.5);
double salario = 1000 + (random.nextDouble() * 9000);

StringBuilder nome = new StringBuilder();
for (int i = 0; i < 4; i++) {
char letra = (char) ('A' + random.nextInt(26));
nome.append(letra);
}

System.out.println("Pessoa Fictícia:");
System.out.println("Nome: " + nome);
System.out.println("Idade: " + idade + " anos");
System.out.printf("Peso: %.2f kg\n", peso);
System.out.printf("Altura: %.2f m\n", altura);
System.out.printf("Salário: R$ %.2f\n", salario);
}
}

Explicação do Código

  1. Importação da Classe Random: A classe Random é usada para gerar valores aleatórios. Ao criar uma instância de Random, podemos gerar números inteiros ou decimais aleatórios de acordo com as especificações desejadas.
  2. Geração da Idade: A idade é definida como um número entre 18 e 80 anos. Usamos random.nextInt(63) para obter um número aleatório de 0 a 62 e adicionamos 18 para garantir que a idade mínima seja 18. Assim, a idade varia entre 18 e 80 anos.
  3. Geração do Peso: O peso é um valor decimal entre 50 kg e 100 kg. A expressão random.nextDouble() * 50 gera um número decimal entre 0 e 50, que é somado a 50 para definir um peso mínimo de 50 kg e máximo de 100 kg.
  4. Geração da Altura: A altura é um valor decimal entre 1,5 m e 2,0 m. Utilizando random.nextDouble() * 0.5, geramos uma altura adicional de até 0,5 m e somamos a 1,5 m, o que define um intervalo de altura entre 1,5 m e 2,0 m.
  5. Geração do Salário: O salário é um valor decimal entre R$ 1.000,00 e R$ 10.000,00. Com random.nextDouble() * 9000, obtemos um número decimal entre 0 e 9.000, que somamos a 1.000 para garantir que o salário mínimo seja de R$ 1.000,00.
  6. Formação do Nome: O nome fictício é gerado por quatro letras aleatórias, cada uma representando uma letra do alfabeto. Utilizamos um laço for para iterar quatro vezes e adicionar uma letra aleatória de 'A' a 'Z'. Cada letra é convertida utilizando (char) ('A' + random.nextInt(26)), onde random.nextInt(26) gera um número entre 0 e 25, correspondendo às letras do alfabeto.
  7. Exibição dos Dados: Após gerar os dados, o programa imprime as informações da pessoa fictícia, incluindo o nome, idade, peso, altura e salário. O peso, altura e salário são exibidos com duas casas decimais, utilizando System.out.printf.

Exemplo de Saída

Ao executar o programa, podemos obter um resultado semelhante ao seguinte:

Pessoa Fictícia:
Nome: XYZR
Idade: 27 anos
Peso: 78.45 kg
Altura: 1.75 m
Salário: R$ 6350.50

Conclusão

Esse exemplo demonstra como gerar dados fictícios com Java usando a classe Random. Ele mostra como criar um perfil fictício, útil em situações que exigem testes com dados aleatórios. A estrutura pode ser expandida para incluir mais informações, como endereço, ou para formatar os dados de maneira mais detalhada. Esse exercício oferece uma introdução prática à geração de valores aleatórios e manipulação de strings em Java.

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