A criação de dados aleatórios é uma prática útil em programação para simular cenários ou testar aplicações. Neste artigo, vamos explorar um exemplo em Java que gera informações de uma pessoa fictícia, como idade, peso, altura e salário. Além disso, o nome da pessoa será formado por quatro letras aleatórias. Esse exercício utiliza a classe Random
para gerar dados, proporcionando uma introdução às funções de aleatoriedade na linguagem Java.
Abaixo está o código Java que implementa essa funcionalidade:
Explicação do Código
- Importação da Classe
Random
: A classeRandom
é usada para gerar valores aleatórios. Ao criar uma instância deRandom
, podemos gerar números inteiros ou decimais aleatórios de acordo com as especificações desejadas. - Geração da Idade: A idade é definida como um número entre 18 e 80 anos. Usamos
random.nextInt(63)
para obter um número aleatório de 0 a 62 e adicionamos 18 para garantir que a idade mínima seja 18. Assim, a idade varia entre 18 e 80 anos. - Geração do Peso: O peso é um valor decimal entre 50 kg e 100 kg. A expressão
random.nextDouble() * 50
gera um número decimal entre 0 e 50, que é somado a 50 para definir um peso mínimo de 50 kg e máximo de 100 kg. - Geração da Altura: A altura é um valor decimal entre 1,5 m e 2,0 m. Utilizando
random.nextDouble() * 0.5
, geramos uma altura adicional de até 0,5 m e somamos a 1,5 m, o que define um intervalo de altura entre 1,5 m e 2,0 m. - Geração do Salário: O salário é um valor decimal entre R$ 1.000,00 e R$ 10.000,00. Com
random.nextDouble() * 9000
, obtemos um número decimal entre 0 e 9.000, que somamos a 1.000 para garantir que o salário mínimo seja de R$ 1.000,00. - Formação do Nome: O nome fictício é gerado por quatro letras aleatórias, cada uma representando uma letra do alfabeto. Utilizamos um laço
for
para iterar quatro vezes e adicionar uma letra aleatória de 'A' a 'Z'. Cada letra é convertida utilizando(char) ('A' + random.nextInt(26))
, onderandom.nextInt(26)
gera um número entre 0 e 25, correspondendo às letras do alfabeto. - Exibição dos Dados: Após gerar os dados, o programa imprime as informações da pessoa fictícia, incluindo o nome, idade, peso, altura e salário. O peso, altura e salário são exibidos com duas casas decimais, utilizando
System.out.printf
.
Exemplo de Saída
Ao executar o programa, podemos obter um resultado semelhante ao seguinte:
Conclusão
Esse exemplo demonstra como gerar dados fictícios com Java usando a classe Random
. Ele mostra como criar um perfil fictício, útil em situações que exigem testes com dados aleatórios. A estrutura pode ser expandida para incluir mais informações, como endereço, ou para formatar os dados de maneira mais detalhada. Esse exercício oferece uma introdução prática à geração de valores aleatórios e manipulação de strings em Java.