Calculando Áreas e Perímetros com um Menu Interativo em Java

 

Calculando Áreas e Perímetros com um Menu Interativo em Java

A geometria é uma área fascinante da matemática, e calcular áreas e perímetros de figuras geométricas é uma tarefa essencial em diversas aplicações. Este artigo apresenta um programa em Java que oferece um menu interativo ao usuário, permitindo o cálculo de área e perímetro de quatro figuras geométricas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo. O objetivo é fornecer uma solução prática e educativa para consolidar conceitos de geometria e lógica de programação.


Estrutura do Programa

O programa utiliza a classe Scanner para entrada de dados e um menu interativo controlado por um loop do-while. Ele segue estas etapas:

  1. Apresentação do Menu
    O menu exibe as opções disponíveis:
    • 1: Quadrado
    • 2: Retângulo
    • 3: Triângulo
    • 4: Círculo
    • 5: Sair
  2. Entrada e Cálculos
    Dependendo da escolha do usuário, o programa solicita os dados necessários:
    • Quadrado: Lado.
    • Retângulo: Lado 1 e lado 2.
    • Triângulo: Base e altura.
    • Círculo: Raio.

    A partir desses valores, ele calcula a área e o perímetro da figura geométrica selecionada.

  3. Saída de Dados
    Os resultados são exibidos com duas casas decimais, usando o método System.out.printf.
  4. Validação de Opções
    O programa verifica se a opção é válida e só encerra quando o usuário escolhe a opção 5.

Código Completo

Aqui está o código completo:

import java.util.Scanner;

public class Main {
public static void main(String[] args) {
Scanner ler = new Scanner(System.in);
int opcao;

do {

System.out.println("Escolha uma opção:");
System.out.println("1 - Quadrado");
System.out.println("2 - Retângulo");
System.out.println("3 - Triângulo");
System.out.println("4 - Círculo");
System.out.println("5 - SAIR");
System.out.print("Digite a opção desejada: ");
opcao = ler.nextInt();

switch (opcao) {
case 1:
System.out.print("Digite o lado do quadrado: ");
double ladoQuadrado = ler.nextDouble();
double areaQuadrado = ladoQuadrado * ladoQuadrado;
double perimetroQuadrado = 4 * ladoQuadrado;
System.out.printf("Área do quadrado: %.2f\n", areaQuadrado);
System.out.printf("Perímetro do quadrado: %.2f\n", perimetroQuadrado);
break;

case 2:
System.out.print("Digite o lado 1 do retângulo: ");
double lado1Retangulo = ler.nextDouble();
System.out.print("Digite o lado 2 do retângulo: ");
double lado2Retangulo = ler.nextDouble();
double areaRetangulo = lado1Retangulo * lado2Retangulo;
double perimetroRetangulo = 2 * (lado1Retangulo + lado2Retangulo);
System.out.printf("Área do retângulo: %.2f\n", areaRetangulo);
System.out.printf("Perímetro do retângulo: %.2f\n", perimetroRetangulo);
break;

case 3:
System.out.print("Digite a base do triângulo: ");
double baseTriangulo = ler.nextDouble();
System.out.print("Digite a altura do triângulo: ");
double alturaTriangulo = ler.nextDouble();

double areaTriangulo = (baseTriangulo * alturaTriangulo) / 2;

double perimetroTriangulo = 3 * baseTriangulo;
System.out.printf("Área do triângulo: %.2f\n", areaTriangulo);
System.out.printf("Perímetro do triângulo: %.2f\n", perimetroTriangulo);
break;

case 4:
System.out.print("Digite o raio do círculo: ");
double raioCirculo = ler.nextDouble();

double areaCirculo = Math.PI * raioCirculo * raioCirculo;

double perimetroCirculo = 2 * Math.PI * raioCirculo;
System.out.printf("Área do círculo: %.2f\n", areaCirculo);
System.out.printf("Perímetro do círculo: %.2f\n", perimetroCirculo);
break;

case 5:
System.out.println("Saindo...");
break;

default:
System.out.println("Opção inválida! Tente novamente.");
break;
}

} while (opcao != 5);
}
}


Explicação dos Cálculos

  • Quadrado:
    • Área = lado²
    • Perímetro = 4 × lado
  • Retângulo:
    • Área = lado1 × lado2
    • Perímetro = 2 × (lado1 + lado2)
  • Triângulo:
    • Área = (base × altura) ÷ 2
    • Perímetro = aproximação usando 3 × base (considerando equilátero para simplicidade).
  • Círculo:
    • Área = π × raio²
    • Perímetro = 2 × π × raio

Exemplo de Execução

Entrada do usuário:

  • Opção: 1 (Quadrado)
  • Lado: 5

Saída:

Área do quadrado: 25.00
Perímetro do quadrado: 20.00


Conclusão

Este programa é um exemplo prático de como combinar conceitos matemáticos e lógica de programação para resolver problemas do dia a dia. Ele pode ser expandido para incluir mais figuras ou validar entradas de maneira mais robusta. Experimente personalizá-lo para suas necessidades e pratique seus conhecimentos de Java!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem